O avanço da obesidade infantil
Obesidade infantil, um problema mundial que vem se agravando, chamando atenção e preocupando pais e órgãos de saúde do mundo todo. Vemos um numero exagerado de crianças que sofrem com o sobre peso ainda na infância, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada três crianças entre 5 e 9 anos uma sofre de obesidade infantil, um problema que já se tornou uma epidemia global e assustador.
Em meio a tudo isso, nos surge inúmeras perguntas. Como pode uma criança que não para, gasta tanta energia e mesmo assim acarretar problemas com o peso? E como as crianças se sentem com o peso acima do normal? É possível combater este mal ainda no começo?
Não é nada fácil, as crianças não se sentem nada bem, principalmente vivendo perante uma sociedade cheia de preconceitos. Uma criança que sofre com a obesidade infantil não tem uma boa comunicação com e perante a sociedade, pois elas percebem que estão sendo observada de uma maneira diferente por serem acima de seu peso normal.
Sofrem por não conseguirem correr, brincar, acompanhar outras crianças de sua idade com um peso normal, principalmente com os coleguinhas, amigos de escola onde é o lugar que elas mais sofrem de preconceito, de bullying, por não conseguirem praticar alguns exercícios devido ao excesso de peso, e mais do que isso, elas podem sofrer de problemas graves de saúde, como doença cardiovascular, diabetes, má formação dos ossos vertebrais e outros.
Quais São os Fatores
Os fatores que levam inúmeras crianças a sofrerem de obesidade infantil são vários, mais o maior e mais preocupante é o descontrole alimentar por alimentos não saudáveis, e isso é ocasionado pela falta de tempo em que os pais tem devido a jornada de trabalho.As maiorias das famílias, pela falta de tempo, optam por alimentos de fácil acesso, aos industrializados, preferem se deslocarem a um fast-food (comida rápida), que além de se encontrar em qualquer esquina, são chamativos por seus ingredientes gostosos, mais que contem um teor calórico gigantesco, prejudicando a verdadeira alimentação da criança que por mais que elas pulem, brinquem a energia gastada não é o suficiente para digerir todas essas calorias.
Deixar com que a criança passe varias horas diante da televisão, com games, desenhos, filmes não ajudam na obtenção de uma vida saudável, pois na grande maioria das vezes elas estão em frente a TV mais com alguma guloseima nas mãos, chips, chocolates, refrigerantes e com isso elas passam horas ali sem nem perceberem.
Mas é possível combater e reverter este quadro da obesidade infantil, mas para que isso aconteça é necessário que toda a família se una e participe destas mudanças, ou seja, promover uma reestruturação alimentar e também familiar.
Por mais que o tempo seja curto, procure promover e manter uma dieta controlada e balanceada em cima de muita verdura, legumes, grãos integrais, frutas, menos doces, refrigerantes troque por sucos naturais, isso tudo será um grande passo para combater a obesidade infantil.
E mais do que isso, seja animador, esteja ao lado do seu filho mostrando a ele que estes alimentos são essenciais a sua vida, não deixe que ele coma por pressão, por obrigação e sim por prazer, pelo gostar de alimentos naturais e saudáveis, e além é claro de estimula-lo a pratica de exercícios físicos desde cedo.
Comentários
Postar um comentário